Seguro de Cargas

Como funciona o seguro de cargas?

O seguro de carga  funciona como qualquer outro seguro. Você entra em contato com o corretor de seguros e faz uma cotação do serviço que você deseja contratar, nesse momento você deverá definir qual o melhor plano e quais as coberturas adicionais que deverão fazer parte do contrato.

A partir desse momento, a sua carga já estará protegida, sendo que é necessário definir com a seguradora o pagamento da apólice. Na maioria das vezes, o seguro só começa a valer após o pagamento.

O que é o seguro de responsabilidade civil do transporte?

O seguro de responsabilidade civil do transporte é um seguro obrigatório, que deve ser contratado pela pessoa ou empresa que for realizar o transporte da carga, seja por via aérea, terrestre ou sobre a água. Esse seguro é o que irá garantir o pagamento da indenização para os danos que forem causados a terceiros, nesse caso, o proprietário da mercadoria terá o ressarcimento dos seus prejuízos.

O seguro de responsabilidade civil do transporte é obrigatório e a sua cobertura é mais restrita, sendo que roubo, furto ou riscos de causa maior não fazem parte da cobertura.

Quais as regras para contratar o seguro de cargas?

Para contratar o seguro de transporte de carga, o segurado deverá verificar as seguradoras que prestam esse serviço e realizar uma cotação antes de finalizar o contrato. Todo o contato deve ser feito com o correto de seguros, que deverá preencher um questionário informando todos os dados do transporte e de quem está solicitando o seguro.

O seguro de transporte de cargas pode ter a cobertura que mais se adapta às necessidades de cada cliente e de cada transporte, sendo que algumas coberturas são adicionais, ou seja, não fazem parte da cobertura básica do seguro e deverá ser paga a diferença. Outro ponto é se a apólice será nacional ou internacional, onde o segurado deverá verificar a necessidade e definir junto ao corretor.

seguro de carga
seguro de cargas
Contratar o seguro de carga é necessário?

Sim, tanto o seguro de transporte de cargas como qualquer outro seguro é necessário, e devem ser contratados sempre que possível. No caso do seguro de transporte de cargas, a importância é ainda maior, já que nas estradas os imprevistos podem ocorrer com mais facilidade e pode ser ainda mais complicado evitar alguns acidentes.

Mesmo sem ser obrigatório, o seguro de transporte de cargas faz com que o processo fique mais simples e você possa ter mais segurança nesses momentos.

Cotação seguro rctrc
Cotação de seguro rctrc
Como funciona o seguro de carga RCF-DC?

O seguro RCF-DC ou seguro de Responsabilidade Civil Facultativa do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga é o seguro que protege contra os riscos de roubo de cargas, sendo que a sua cobertura abrange violência ou ameaça grave, além do desaparecimento da carga, quando o veículo é levado por ladrões.

O seguro RCF-DC é facultativo, ou seja, não é obrigatório, os segurados podem verificar a sua importância e contratar ou não o serviço, dependendo das suas necessidades.

Leave a Comment